18jun

Qual a diferença entre granito e mármore?

 

Essa é uma dúvida muito frequente na hora de escolher serviços que envolvem essas pedras, é por isso que nós da MASO Ambientes Planejados, separamos algumas dicas para vocês

 

Por serem pedras naturais não há grandes diferenças entre elas, principalmente fisicamente. É possível encontrar aparências similares entre as duas, entretanto alguns detalhes técnicos nos fazem distingui-las. O principal ponto a ser observado é que possuem composições diferentes, quartzo, mica, feldspato, piroxênios, no granito anfibólios e no mármore o calcário. As características físicas e de resistência dos dois materiais é que definem o valor das peças.

 

A principal diferença pode ser apresentada pela resistência, que está diretamente ligada a porosidade da pedra. O mármore é mais poroso e mole, ou seja, menos resistente, podendo vir a quebrar ou ter manchas dependendo da forma que for usado. O granito é muito mais resistente e menos poroso. Ambos podem ser usados para interiores e também tem ótima aplicação para exteriores, levando sempre em consideração que para aplicações externas, o mais indicado seria o granito, uma vez que o mármore com o tempo pode desgastar. Eles normalmente são usados para a confecção de balcões, pias, escadas, pisos, parede, detalhes decorativos, entre outros.

 

Outra diferença bem visível entre os dois é que o granito possui alguns pontinhos na pedra, já o mármore é mais delicado e apresenta essa característica de forma mais sútil. Quanto mais liso o mármore, maior é seu preço, já que tais peças são mais difíceis de se encontrar.

 

O preço de ambos varia de acordo com a procedência de cada pedra, se é originalmente nacional ou importada, além de depender também da cor desejada. Normalmente o mármore é um produto mais caro, pois traz um status de nobreza, mesmo sendo o menos resistente entre as duas pedras. Apesar do preço mais elevado ele é mais suscetível a apresentar problemas posteriormente. Muitos afirmam que o mármore é mais resistente que o granito, entretanto isso é mito.

 

É imprescindível que antes de comprar uma peça ou escolher o tipo, você o faça acompanhado de um profissional, para que ele lhe oriente sobre a pedra que melhor atenderá as suas necessidades e prioridades.

 

A Maso Ambientes Planejados possui uma variedade enorme de mármores e granitos. Faça um orçamento sem compromisso!

  • Categorias